-
Arquitetos: Studeny architects
- Área: 200 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
-
Fabricantes: Betonmix, Eclisse Slovakia, Sapa, Schiedel, Techkon
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consistiu na construção de uma casa de família em um terreno com declive nos arredores da aldeia de Pernek, na Eslováquia ocidental. O lote está localizado nas redondezas das montanhas dos Pequenos Cárpatos.
Nossa intenção era fazer uma casa simples e leve, que aproveitasse o terreno e proporcionasse a maior integração possível da habitação com a natureza. Inserimos a casa na encosta abaixo da estrada para permitir aos seus moradores observar a natureza da floresta em frente e assim liberar a parte plana do terreno para o jardim.
A construção da casa partiu de uma casca de concreto (sem apoios internos), feita de concreto monolítico, aparente no interior. A única fachada da casa é uma parede de vidro na face sul, através da qual se comunica com seu entorno. As demais áreas da casa são jardins e integram-se no terreno.
A planta da casa tem o formato de um trapézio isósceles, espelhando seu perfil longitudinal. O interior é livre, dividido em dois pavimentos conectados por uma escada. No térreo, em contato com o jardim, encontra-se um espaço multifuncional, que abriga uma sala de estar com uma área de trabalho, a suíte dos pais, uma cozinha com sala de jantar e a área técnica da casa.
O pavimento superior abriga dois quartos infantis, um banheiro e um hall de entrada. Todas as áreas sociais são iluminadas por grandes janelas face sul, em direção ao jardim e à floresta.